Os diferentes tamanhos de pneus de bicicletas
Por Teutobike 30/07/2018 18:47
  • O que significam os diferentes tamanhos de pneus de bicicleta?

Os tamanhos de pneus de bicicleta são denominados hoje de acordo com a Norma Europeia de Pneus e Aros ETRTO (European Tire and Rim Technical Organization). Na prática, também são utilizadas as antigas denominações inglesas e francesas. 

A denominação de tamanho ETRTO (por exemplo, 37-622) informa a largura (37 mm) e o diâmetro interno da roda (622 mm). Esta denominação é bastante clara e permite uma classificação precisa do tamanho do aro.

A denominação em polegadas (por exemplo, 28 x 1.40) informa o diâmetro aproximado (28") e a largura do pneu (1.40"). Existe também a denominação em polegadas na forma de frações: 28 x 1 5/8 x 1 3/8 (diâmetro externo aproximado x tamanho do pneu x largura do pneu). 

As informações em polegadas não são precisas nem claras. Por exemplo, os diâmetros 559 mm (MTB), 571 mm (Triathlon) e 590 mm (bicicletas de passeio holandesas) são todos denominados de 26". Pneus com diâmetro de 622 mm e 635 mm são ambos denominados de 28". Curiosamente, os pneus com diâmetro interno de 630 mm são chamados de pneus 27".

Nos países anglossaxônicos e no esporte MTB, as denominações em polegadas são muito usadas. A tendência no futuro é que as grandes marcas de pneus adotem a denominação em polegadas, mas apenas na forma decimal, como por exemplo, 26 x 2.25. Pois a forma em frações, como por exemplo: 28 x 1 5/8 x 1 3/8, é muito confusa.

O tamanho dos pneus MTB de 29 polegadas, introduzido recentemente, tem o mesmo diâmetro interno que os pneus europeus de 28 polegadas, ou seja, 622 mm. Ainda mais recentemente, surgiu o tamanho 27.5 polegadas. Este tamanho é utilizado pelas MTBs, que também devem tirar proveito do diâmetro maior, mas que não têm espaço para as rodas muito grandes de 29". As rodas 27.5" têm um diâmetro interno de 584 mm e são idênticas ao antigo tamanho francês 650B. 

A denominação francesa de tamanho (por exemplo, 700 x 35C) informa o diâmetro externo aproximado (700 mm) e a largura do pneu (35 mm). A letra no final informa o diâmetro interno do pneu. O C corresponde, no caso, ao diâmetro 622 mm. A denominação francesa não existe para todos os tamanhos de pneus, de modo que ela não pode ser empregada para os tamanhos MTB. 

  • Qual é a diferença entre os tamanhos de pneus 28" e 29"?

Uma resposta bem estúpida para essa pergunta seria dizer que a diferença é de exatamente uma polegada. Também se poderia responder que não existe diferença.

Os dois tamanhos de pneus usam o mesmo diâmetro interno de 622 mm e, assim, podem ser montados nos mesmos tamanhos de aros.

Na Europa, 28" é um tamanho tradicional para bicicletas de passeio. Em muitos países, esse é o tamanho de rodas mais usado. 

O tamanho 29" foi introduzido nos Estados Unidos há alguns anos como novo tamanho para roda MTB. A denominação surgiu porque os pneus MTB são mais volumosos, e por isso, seu diâmetro externo mede aproximadamente 29".

Entretanto, ambos os dados são imprecisos. Um pneu 28" estreito, por exemplo, com a largura de 23 mm, como é comum para bicicletas speed, tem, na verdade, apenas um diâmetro externo um pouco maior do que 26". Com um pneu com largura de 40 mm, ele fica com um diâmetro externo aproximado de 28". Em pneus muito largos, com 60 mm ou mais, o diâmetro externo é, na realidade, de quase 30".

  • Os novos tamanhos de pneus 27.5" e 29" são úteis?

No mercado, os novos tamanhos de pneus claramente se estabeleceram. E isso por uma boa razão, pois as vantagens das rodas grandes prevalecem. É claro que as rodas 29" são um pouco mais pesadas, menos ágeis, e eventualmente um pouco menos rígidas, mas, em compensação, elas rodam em terrenos acidentados com muito mais facilidade. A superfície de contato é maior e, portanto, a aderência dos pneus é muito melhor.

No entanto, nem toda bicicleta tem espaço para uma roda 29", como é o caso, por exemplo, de quadros pequenos e principalmente de bicicletas com suspensão. Nesses casos, entra em jogo a roda 27.5".

                                                                                                                                                         Fonte: Schwalbe